Covid-19: Iran destaca dados que apontam necessidade de atenção maior aos idosos

0
608
Foto original: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Sergipe possui 317 mil idosos, ou 13,6% da sua população, dos quais 61% possuem alguma comorbidade e 78% dependem da saúde pública. Estes foram alguns dos dados apresentados pelo deputado estadual Iran Barbosa, do PT, na sessão mista desta terça-feira, 09, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Os dados constam no levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse), a partir dos resultados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) – Contínua e Covid-19 – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), traçando um perfil das pessoas com 60 anos ou mais, no Brasil e por estados.

“São dados atualizados que nos dão a dimensão da realidade das pessoas com 60 anos ou mais no Brasil e nos estados. No momento de pandemia em que estamos vivendo, essa faixa da população tem um grau de vulnerabilidade muito maior; por conseguinte, devem, de fato, ter prioridade dentro do processo de vacinação contra a Covid-19. Infelizmente, no Brasil, o ritmo de imunização da população está muito aquém da nossa capacidade instalada e do nosso conhecimento em termos de vacinação. É preciso preparar intensamente o nosso sistema público de saúde para enfrentar essa realidade e atender esses idosos”, afirmou o parlamentar, lembrando que o país tem uma expertise em campanhas de vacinação reconhecida e respeitada em todo o mundo.

Mantenedores do lar

Dos dados tabelados pelo Dieese, Iran Barbosa destacou, também, os números que apontam para uma realidade em que os idosos sergipanos são fundamentais na sustentação financeira de muitas famílias. De acordo com os números, 83% dos idosos moram com outras pessoas; 81% contribuem com 50% ou mais da renda do domicílio, bem acima da média nacional (75%); 32% receberam auxílio emergencial; e 14,2% dos idosos ainda trabalham e contribuem com o orçamento doméstico.

“São pessoas que, embora já estejam nessa faixa etária mais vulnerável, continuam circulando e se expondo em função da necessidade de trabalhar, tendo contato com pessoas fora do seu domicílio e, muitas, utilizando o transporte público, o que agrava o grau de vulnerabilidade desses idosos. Esses dados são importantes porque nos mostram os impactos que a Covid pode gerar, do ponto de vista econômico e social, numa família em que o eixo de sustentação é uma pessoa idosa. Precisamos preservar essas vidas, porque a proteção dos nossos idosos é uma obrigação das famílias, da sociedade e do Estado”, apontou o petista.

Em relação à saúde e à Covid-19, segundo Iran, os dados preocupam: 34% dos idosos sergipanos moram com estudantes (que são mais suscetíveis a quebrar o distanciamento social); 61% sofrem de algum tipo de comorbidade; 3,7% já testaram positivo para a Covid-19, índice bem acima da média nacional, que é 2,5%; e 22% possuem algum plano de saúde, o que mostra que 78% dos idosos de Sergipe dependem do sistema público de saúde.

“Esses dados apontam que, cada vez mais, precisamos de recursos para as políticas públicas de saúde e de valorização do Sistema Único de Saúde. O SUS é o único caminho que a maior parte da nossa população tem de acesso a algum tratamento de saúde quando se precisa, como é o caso do tratamento contra a Covid-19”, ressaltou.

Curva crescente

Por fim, Iran Barbosa destacou um gráfico com dados recentes que apontam o nível de crescimento dos óbitos por Covid-19 em Sergipe à medida que avança a idade das vítimas, se intensificando a partir dos 50 anos e culminando num pico de mortes entre os 70 e os 90 anos de idade.

“Partilho esses dados com os meus colegas parlamentares, esperando que eles cheguem, também, aos gestores da área de Saúde, porque são informações que nos mostram a necessidade de um planejamento muito específico para atuarmos firmemente na defesa da vida dessa faixa vulnerável da população, com política de vacinação e de atendimento onde mais precisarem”, defende o parlamentar petista.