Iran apoia Nota do Sindimed e cobra do governo agilidade na vacinação contra a Covid-19

0
502
Foto: Unsplash

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) destacou, durante a Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizada nesta terça-feira, 2, o conteúdo da nota pública lançada pelo Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) sobre a lentidão no processo de vacinação da população, em Sergipe, contra Covid-19. O parlamentar também externou a sua preocupação quanto a essa morosidade e cobrou agilidade no processo de imunização.

Iran ressaltou que a nota denuncia a lentidão, morosidade e letargia no processo de vacinação por parte dos governos, bem como solicita que os governantes mudem suas estratégias de imunização contra a Covid-19 no estado e também na capital. A nota aponta, ainda, que muitas cidades brasileiras passaram o fim de semana vacinando sua população em espaços como ginásios e estádios de futebol, enquanto, em Aracaju, não se viu iniciativas nessa linha.

>> Confira aqui a íntegra da nota

“Gostaria de me somar à preocupação do Sindimed e reforçar os termos do ofício encaminhado, conjuntamente, pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério Público Estadual ao governador do Estado, demonstrando as suas preocupações quanto às medidas para conter a pandemia. Sergipe precisa acelerar o processo de vacinação, evitando aglomerações, mas disponibilizando mais pontos de vacinação e em horário ampliado, como tem acontecido em outros estados, que têm investido mais na campanha de incentivo à vacinação”, entende.

Ainda de acordo com Iran, com base no número de doses que Sergipe recebeu, considerando as duas doses e o tempo levado por cada tipo de vacina para a aplicação da segunda dose, 79.500 sergipanos já poderiam ter sido vacinados, porém, apenas 45.763 sergipanos foram imunizados, de acordo com os últimos dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Nós, praticamente, paralisamos entre 16 fevereiro e hoje o cronograma de vacinação, e isso não pode acontecer, sobretudo quando há vacina disponível. Gostaria de reiterar o apelo feito pelo Sindimed aos governantes para que busquem os caminhos para acelerarmos esse processo. E, no caso da falta de vontade e ação do governo federal para garantir o processo de imunização, que os nossos governantes possam utilizar a sua autonomia federativa para adquirirem as vacinas”, disse Iran, lembrando que, infelizmente, Sergipe é o penúltimo estado na classificação de vacinação da população contra Covid-19.