O deputado estadual Iran Barbosa (PT) dedicou parte de sua fala, na manhã desta quinta-feira, 8, para apelar por ações preventivas de segurança na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria do Céu, localizada no Centro de Aracaju.
De acordo com o deputado, o pedido é fruto de uma reinvindicação feita por usuários e funcionários da unidade de saúde, que têm enfrentado inúmeros problemas relativos à segurança.
Iran informou que os relatos que lhe foram passados dão conta de que, na segunda-feira passada, as trabalhadoras e os trabalhadores foram vítimas de um assalto e estão se sentindo muito vulneráveis à violência que costuma ser muito verificada naquela região, sobretudo no final da tarde.
“Com o objetivo de mitigar os problemas de segurança na UBS, apelo à Administração Municipal de Aracaju para que medidas sejam adotadas, envolvendo as ações preventivas, com o fito de garantir segurança no local”, disse.
“O pedido é no sentido de que a Guarda Municipal possa fazer visitas com mais frequência na região e que a UBS Maria do Céu tenha segurança permanente disponível para os seus trabalhadores e usuários”, solicitou Iran Barbosa.
Insalubridade
O parlamentar aproveitou, ainda, para solicitar que o Adicional de Insalubridade seja estendido aos trabalhadores contratados da saúde municipal.
“As pessoas contratadas são submetidas às mesmas condições dos trabalhadores efetivos, mas, a elas, não há a garantia do pagamento do Adicional de Insalubridade”, falou.
“Faço questão de testemunhar que, mesmo diante de tanta exposição aos riscos da pandemia ou à falta de segurança, os trabalhadores da UBS Maria do Céu prestam um atendimento muito satisfatório a todos os usuários daquele posto e por isso, merecem toda atenção e respeito aos seus direitos e à segurança em seu local de trabalho”, finalizou Iran Barbosa.