Iran apela por vacinas e valorização para os Conselheiros Tutelares

0
532

Na manhã desta terça-feira, 18, o deputado estadual Iran Barbosa (PT), durante a Sessão Mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), apelou para que os Conselheiros Tutelares de Sergipe sejam incluídos entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19.  O pedido foi direcionado ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, e à secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.

Iran explicou que esses profissionais estão expostos, diariamente, ao risco de contaminação, já que atendem denúncias, reivindicações, reclamações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, familiares e comunidade, inclusive de forma presencial e com contato com diversas pessoas, no cumprimento da proteção às crianças e aos adolescentes.

“A categoria está na linha de frente e por isso está totalmente exposta ao vírus, e a sua inclusão entre os grupos prioritários no Programa de Imunização é uma medida importante para a promoção da saúde desses trabalhadores e para a garantia do sucesso do seu trabalho”, entende.

Neste sentido, Iran voltou a reforçar que o principal instrumento disponível para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 é a ampla vacinação, que infelizmente foi largamente negligenciada.

Valorização profissional

O parlamentar aproveitou o espaço para destacar a importância da função social que essa categoria cumpre e cobrar a sua valorização profissional.

“Precisamos garantir o respeito e a valorização para os conselheiros e conselheiras, através da oferta de condições de trabalho que permitam o desempenho bem sucedido da sua importante tarefa social. Temos que lhes assegurar uma remuneração salarial condizente com a responsabilidade que eles têm. Os conselheiros tutelares são os atores sociais que buscam preservar a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, defendeu Iran.