Iran promove reunião com presidente da Deso e lideranças do interior

0
283
Foto: Luis Tosta/Unsplash

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, promoveu uma reunião, na manhã desta terça-feira, 20, entre lideranças das cidades de Aquidabã, Brejo Grande, Monte Alegre e São Cristóvão e o presidente da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Carlos Melo. O encontro aconteceu de forma remota e contou com a participação do parlamentar.

Na reunião, foram discutidas questões relacionadas a problemas de abastecimento de água em comunidades desses municípios e também problemas relacionados à Barragem do Poxim, localizada no povoado Timbó, em São Cristóvão.

O presidente da Deso, Carlos Melo, ouviu uma a uma as lideranças, que apontaram as dificuldades enfrentadas em suas comunidades, algumas enfrentando o problema persistente de falta de água que já se repete há cerca de 15 anos, mesmo com rede instalada, como é o caso de alguns povoados de Monte Alegre, cujas demandas foram levadas por Haroldo Silva, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

A radialista comunitária Mylena Rocha, da FM Aquidabã, colocou que a rádio recebe inúmeras denúncias de falta de água nas comunidades, algumas chegando a ficar um mês desabastecida. Ela aponta que busca, no diálogo com a comunidade, reforçar a importância da Deso como empresa pública e defender os seus trabalhadores, mas que precisa, também, que a própria Companhia faça a sua parte e dê respostas efetivas aos problemas de abastecimento na região.

No caso das comunidades quilombolas da região de Brejo Grande, a líder comunitária Maria Izaltina Silva Santos destacou que muitas delas dependem de carros-pipas para se abastecerem, em função da qualidade ruim da água local, e que a frequência dos carros-pipas é muito irregular. Ela pediu soluções mais concretas para as comunidades.

Carlos Melo reconheceu os problemas apresentados e se comprometeu em articular o setor de engenharia e projetos da Deso para apontar as soluções, orçar os custos dos projetos, apresentar ao governador do Estado e buscar o financiamento para eles.

“São problemas conhecidos e muitos deles, de fato, persistem há muitos anos. Temos que dar respostas a essas comunidades e apresentar soluções. E é isso que vamos fazer, inclusive, quero contar com o apoio do deputado Iran Barbosa, que pode nos ajudar com recursos através de emendas parlamentares”, apontou o presidente da Deso.

Barragem do Poxim

Em relação à Barragem do Poxim, o líder comunitário Elenilton Santos, o Miltinho, levantou questões ligadas a problemas de compensações ambientais referentes a prejuízos que muitos moradores no entorno da barragem alegam sofrer. Miltinho solicitou revisão do projeto e que os moradores recebam compensações.

Carlos Melo colocou que todo o projeto da Barragem de Poxim respeitou as questões ambientais e teve todas as licenças aprovadas. Mas se colocou aberto ao diálogo para receber aqueles que se sintam prejudicados para ver como proceder para tentar resolver as pendências e questões que estejam na alçada da Companhia.

O deputado Iran Barbosa agradeceu ao presidente da Deso por reunir-se as lideranças e ouvir todas as questões levadas por elas. Iran colocou o seu mandato à disposição da Companhia de Saneamento no que for necessário, e estiver ao seu alcance, para ajudar a resolver os problemas levantados e outras que possam surgir.

“Colocamos o nosso mandato como parceiro para buscar solucionar os problemas nessas comunidades. Entendo que a reunião foi bastante produtiva e, agora, vamos acompanhar os desdobramentos dos encaminhamentos feitos para buscar solucionar, de forma definitiva, os problemas que foram apresentados”, enfatizou o parlamentar petista.