Iran repudia ameaça à democracia com desfile de blindados militares em Brasília

0
331
Comboio com veículos blindados e armamentos passaram pela Esplanada dos Ministérios [Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil]

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) repudiou o desfile de blindados militares organizado pelo Ministério da Defesa, que aconteceu ontem (10), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, numa evidente tentativa de intimidar os poderes Judiciário e Legislativo, no dia em que a Câmara dos Deputados votaria a PEC do voto impresso, depois derrotada em plenário.

Para o parlamentar petista, é preciso que a sociedade esteja sempre vigilante para evitar surtos autoritários e qualquer tentativa de subversão da democracia.

“Precisamos estar atentos para defender o que se construiu com a luta democrática em nosso país. Mais que isso, precisamos estar vigilantes para impedir iniciativas que venham na linha de fragilizar a nossa já tão combalida democracia”, disse.

Iran lembrou, ainda, que o Brasil não goza de tradição democrática, destacando que a tradição do país é de viés autoritário.

“Vivemos mais de três séculos de Colonialismo, onde fomos explorados de forma vil pelos interesses metropolitanos; depois vivemos um período de Monarquia de viés absolutista, com a forte presença de um Poder Moderador que se impunha sobre os demais poderes; na sequência, durante a primeira fase da República, o governo foi controlado por militares; depois, numa segunda fase republicana, temos o poder controlado por coronéis; na chamada Era Vargas, prevaleceu uma ditadura, na maior parte do período; em seguida, vivemos um rápido trajeto democrático, para depois sofrermos as mazelas de outra ditadura de caráter militar. Agora que estávamos vivenciando um outro suspiro de democracia, estamos sendo ameaçados por ações típicas de regime de exceção, desde o golpe que afastou uma presidenta legitimamente eleita”, apontou.

Ainda de acordo com o petista, o momento exige compromisso de todos que têm identidade com os princípios democráticos, contra o golpismo que vem sendo defendido a todo momento pelo atual mandatário da nação.

“Temos que repudiar o que está acontecendo e denunciar essas ações golpistas. A sociedade brasileira não aceita isso e as nossas instituições, ainda que pouco sólidas, não aceitarão mais um golpe na nossa democracia. Somo-me aos que têm compromisso com a democracia e que repudiam o (desfile de blindados) que aconteceu ontem, em Brasília”, afirmou Iran Barbosa.