Iran recebe Coletivo de Mulheres Livres e discute demandas da Serra da Guia

0
416
Integrantes do Coletivo de Mulheres levaram pautas de comunidade quilombola

Na tarde da quinta-feira, 29, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, recebeu a visita, em seu gabinete, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), de representantes do Coletivo de Mulheres Livres, que foram dialogar com o parlamentar sobre pautas referentes ao Território Quilombola Serra da Guia, localizado no município de Poço Redondo.

Na ocasião, as representantes entregaram um ofício ao parlamentar, apresentando um conjunto de demandas daquela comunidade quilombola, entre as quais elencaram algumas de caráter emergencial.

Entre elas está a necessidade da garantia de políticas de segurança alimentar para a população local, através do fornecimento de cestas de alimentos, devido aos efeitos devastadores da estiagem prolongada que assolou a região, prejudicando o plantio e a colheita de grãos, além de ter afetado a criação de gado leiteiro.

Outra demanda importante levantada pelas representantes do Coletivo diz respeito à necessidade de levar saneamento básico à área urbana daquele território quilombola, para mitigar os problemas de saúde que têm atingido a população, especialmente as crianças.

As representantes também solicitaram a interlocução do mandato do deputado Iran Barbosa junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e ao Ministério Público Federal (MPF), em apoio ao trabalho de aquisição dos imóveis já decretados, a fim de concluir a entrega total do Território à comunidade, trabalho que está parado desde 2019.

“São demandas importantes que recebo do Coletivo de Mulheres Livres, ao qual agradeço pela confiança depositada. Quero reafirmar o meu compromisso histórico com as pautas quilombolas e, especificamente sobre essas que me foram entregues, afirmo que as tratarei com a prioridade que sempre dispenso às necessidades do nosso povo. Vamos agir”, enfatizou Iran Barbosa.