Iran apoia projetos que beneficiam os Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias

0
467

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta quarta-feira, 06, para destacar a Semana Nacional de Luta dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, iniciada no último dia 04, o dia nacional da categoria, que tem, entre as suas lutas principais, a aprovação das Propostas de Emenda à Constituição nº 14 e nº 22.

A PEC 14 inclui os trabalhadores e trabalhadoras da categoria na aposentadoria especial e combate à precarização das relações de trabalho no setor; já a PEC 22 estabelece o valor do piso salarial da categoria, dando-lhe status constitucional.

O parlamentar falou sobre a importância das pautas defendidas pelas duas categorias.
“São reivindicações importantes para a valorização dessas duas categorias, afinal de contas, esses trabalhadores mostram cada vez mais a importância do seu trabalho, num país com vulnerabilidades profundas, tanto sociais, como, também, na área de saúde”, falou Iran.

O petista aproveitou para reafirmar o seu compromisso com as lutas e as pautas desses trabalhadores.

“Eu me somo à luta dos agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias; saúdo a todos e todas pelo seu dia, ocorrido na última segunda-feira; e parabenizo pelos atos e audiências públicas, que eles estão promovendo, durante a semana, em defesa das suas pautas”, expressou o parlamentar.

Atos em Sergipe

Em Sergipe, na última segunda-feira, 04, Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, as duas categorias realizaram ato conjunto com os demais servidores da Saúde do município de São Cristóvão pela aprovação das PEC’S 14 e 22 e pela implantação do Plano de Cargo, Carreira e Salários. Durante o ato, os trabalhadores obtiveram uma conquista importante: a retomada da Mesa de Negociações para discutir a implementação do PCCS da categoria. O ato contou com o apoio da Federação dos Servidores Públicos Municipais do Estado de Sergipe (FETAM) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

“Aqui, em Sergipe, aconteceu esse ato, em São Cristóvão, na última segunda-feira, e estão ocorrendo atividades promovidas pela Fenasce, que é a Federação das categorias, com apoio da CUT e da Confetam. Eu venho me somar às lutas desses profissionais, inclusive, quero manifestar o meu apoio às pauta que eles levantam”, disse Iran Barbosa.