Mandato do deputado Iran Barbosa celebra os 167 anos de Aracaju plantando árvores

0
278
Atividade foi também um ato de protesto contra as obras da Prefeitura no local

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, junto com a sua assessoria celebraram o 17 de março, aniversário de 167 anos de Aracaju, plantando mudas de árvores dentro da Reserva Tradicional Extrativista de Mangaba Santa Dulce dos Pobre, no bairro 17 de Março, na Zona de Expansão da capital.

De acordo com o parlamentar, a atividade foi um ato de celebração e, também de resistência, já que na área, a Administração Municipal está realizando obras para a construção de um complexo habitacional com mais de mil casas, derrubando várias árvores, especialmente mangabeiras, ameaçando a subsistência da comunidade extrativista local.

“Foi um ato de comemoração pelos 167 anos da nossa capital, mas também de resistência a essa ação da Prefeitura de Aracaju, que insiste em continuar derrubando parte das mangabeiras, reduzindo a área da reserva e prejudicando as catadoras e os catadores de mangaba que há décadas preservam essa região e se sustentam economicamente dessa atividade”, explicou o parlamentar.

“Há um déficit muito grande de cobertura vegetal em nossa cidade e é cada vez menor a quantidade de mangabeiras por conta exatamente do avanço da especulação imobiliária. Nós defendemos os projetos de construção de moradias populares, porque também o déficit habitacional é muito alto em Aracaju, mas esses projetos devem preservar, acima de tudo, essas áreas verdes, que já são tão poucas; especialmente quando envolve a subsistência de comunidades tradicionais extrativista. Essa nossa ação, plantando árvores nessa área de mangabeiras do bairro 17 de março visa chamar a atenção pra essa situação. Se eles derrubam as árvores, nós resistiremos, junto com a comunidade, plantando”, reforçou Iran Barbosa.

A atividade também envolveu o missionário Uilson de Sá, presidente da Associação de Catadoras e Catadores de Mangaba Padre Luís Lemper, e, também, membros da comunidade, que ajudaram no plantio das mudas.