Iran Barbosa filia-se ao Psol nesta segunda-feira

0
539

O deputado estadual e professor Iran Barbosa filia-se, nesta segunda-feira, 28, ao Partido Socialismo e Liberdade – Psol. A plenária de filiação acontecerá às 19h, no Cotinguiba Esporte Clube, na Avenida Augusto Maynard, 13, no bairro São José, em Aracaju, e contará com a presença do presidente nacional do Psol, Juliano Medeiros, além de lideranças do partido de Aracaju e de Sergipe e a sua militância.

Professor da rede pública estadual de ensino desde 1988, e da rede municipal de Aracaju, desde 2002, Iran já foi professor substituto da antiga Escola Técnica Federal de Sergipe e do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe, onde lecionou História Econômica e Geo-História.

Foi vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica da Rede Oficial do Estado de Sergipe (SINTESE), em 1995; em 1998, assumiu a presidência do Sindicato, sendo reeleito em 2001 e, em 2004, foi eleito para dirigir o Departamento Para Assuntos Jurídicos do mesmo sindicato.

Iran Barbosa também dirigiu a CUT-SE e entre os anos de 2002 e 2005, foi eleito para a Direção da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Trajetória política

Iran estava filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 2002. Em 2004, Iran disputou, pelo PT, uma vaga na Câmara Municipal de Aracaju e foi o segundo candidato mais bem votado para vereador da capital sergipana naquela eleição.

Na sequência, em 2006, Iran foi eleito deputado federal, tendo sido o único parlamentar federal de Sergipe a representar o PT no Congresso Nacional entre os anos de 2007 e 2011.
Por um curto período de tempo, em 2011, o Professor Iran Barbosa foi o primeiro Secretário de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania de Sergipe.

Em 2012, foi eleito, mais uma vez, vereador por Aracaju, na condição de candidato mais votado nas eleições proporcionais municipais daquele ano. Nas eleições municipais de 2016, o povo de Aracaju reconduziu Iran Barbosa como vereador e, outra vez, como o mais votado da capital.

No pleito de 2018, após uma campanha difícil e sem acesso aos programas do Horário Eleitoral Gratuito, Iran Barbosa foi o oitavo deputado estadual mais bem votado e o primeiro do PT.

Na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Iran é membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto e também da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos.

“A mudança faz parte da dinâmica da vida. Sei entender o momento que vivo e o atual processo histórico, compreendendo-o como sendo o momento de encerramento de uma fase e de abertura de um novo e virtuoso ciclo de caminhada política. Seguirei firme nas lutas que sempre motivaram e que seguem definindo a minha trajetória, na vida e na política, e sigo na expectativa de, agora, nas fileiras do Psol, fortalecer ainda mais e construir coletivamente a vitória do projeto político compartilhado pela esquerda sergipana”, afirma o deputado e professor.