Deputado Iran Barbosa faz visita técnica ao Centro Especializado em Reabilitação

0
625
Vistoria foi solicitada e acompanhada por dirigentes da ASDV

O deputado estadual Iran Barbosa, do PSOL, aproveitou a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) desta quarta-feira, 13, para registrar a visita técnica que fez ao Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), a convite de dirigentes da Associação Sergipana de Deficientes Visuais (ASDV) e acompanhando dirigentes da entidade e usuários com deficiência visual, para verificar as qualidades do Centro mas, também, os problemas existentes apontados pelos dirigentes da ASDV.

O CER IV foi inaugurado em agosto do ano passado e é o primeiro centro de especialidades do estado voltado à reabilitação de todos os tipos de deficiência: visual, física, auditiva e intelectual. Os serviços são ofertados por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Na oportunidade, o grupo foi recepcionado por gestores do CER IV, que acompanharam a visita com bastante atenção, ouviram e anotaram os relatos e reclamações dos deficientes visuais quanto aos problemas existentes, assim como explicaram o funcionamento do Centro e buscaram dirimir dúvidas sobre questionamentos levantados pelos usuários e pelos dirigentes da ASDV.

“A estrutura do CER IV é elogiável, mas também apresenta problemas e limites. O que pudemos verificar, junto com os amigos deficientes visuais que nos acompanharam, foi uma série de problemas, que vão desde a dificuldade de transporte coletivo para chegar àquela unidade, que funciona no Centro Administrativo e é bastante isolado, passando, também, por questões da facilitação no atendimento e na movimentação autônoma das pessoas com deficiência visual pela estrutura do CER IV, que é bem grande”, apontou o parlamentar, lembrando que esteve, recentemente, com a secretária de Saúde, Mércia Feitosa, com quem tratou de várias questões, entre as quais, a visita que faria ao Centro Especializado em Reabilitação.

“Alguns dos problemas relatados receberam, de imediato, da equipe gestora do CER IV, a sinalização de resolução, mas outros, mais complexos, buscarei mediar o diálogo com a Secretaria de Estado da Saúde e com outros órgãos, de esferas federativas diferenciadas, que deverão ser envolvidos. Vamos buscar contribuir com a melhoria do atendimento naquele importante Centro”, afirmou Iran.

Direção do CER IV procurou dirimir dúvidas e ouviu as críticas, prometendo soluções

Necessidades e demandas

Para o presidente da ASDV, Victor da Silveira Almeida, que acompanhou a visita, a impressão que ficou foi de que, apesar de bem estruturado, o CER IV ainda não atende, como exige a legislação, as necessidades e demandas das pessoas com deficiência visual.

“Falta progredir muito nessa área, especialmente na melhoria da acessibilidade, dos pisos e mapas táteis, no posicionamento dos objetos e no atendimento ao público que procura a instituição, além da falta de uma cantina para as pessoas, enquanto esperam atendimento ou o transporte para voltar pra casa”, pontuou Victor Almeida.

“De qualquer forma, queremos agradecer à direção do CER IV que, apesar das críticas e indagações, nos responderam e nos prometeu que buscaria soluções para o que nós apontamos como problemas; assim como ao deputado Iran Barbosa e a sua equipe que nos acompanharam, escutaram os nossos questionamentos e as respostas que a direção do CER IV nos dava, anotando as dificuldades e problemas que encontramos no local. Em breve faremos uma nova vistoria para checar se as promessas foram cumpridas e se o atendimento à pessoa com deficiência visual está sendo de qualidade, assim como a lei exige”, enfatizou o presidente da ASDV.