Alese aprova Projeto de Iran que institui a Semana de Conscientização sobre TDAH e TOD

0
347
"O objetivo do projeto é promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce em cidadãos com TDAH e TOD", explicou o autor. | Foto: Jadilson Simões/Alese

A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira,11, o Projeto de Lei nº 123/2022, de autoria do deputado Iran Barbosa (Psol), que institui e inclui no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Estado de Sergipe, a Semana Estadual de Conscientização sobre o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD).

Iran agradeceu aos colegas parlamentares o voto favorável ao projeto. Com a aprovação, a propositura segue agora para a sanção governamental.

Ao explicar a importância do projeto, o autor ressaltou que esses transtornos, que afetam o desenvolvimento físico-psíquico do cidadão, precisam ser debatidos, conhecidos e analisados para que, cada vez mais precocemente, sejam identificados e tratados.

“O objetivo do projeto é promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce em cidadãos com TDAH e TOD com a criação da semana estadual”, explicou.

O projeto prevê que a semana deverá ser realizada, anualmente, no período que compreende o dia 13 de julho.

“A semana que compreende essa data foi escolhida em razão de que esta data é o Dia Mundial do Transtorno e Déficit de Atenção e Hiperatividade, motivo pelo qual propusemos a instituição dessa semana neste mesmo período”, justificou Iran Barbosa.

Ainda segundo o projeto, durante a semana de conscientização, O Estado de Sergipe e a sociedade civil organizada podem promover seminários, palestras, fóruns de debates e campanhas com o objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e do acompanhamento clínico do TDAH e TOD.