Iran destaca 3ª Caminhada Pela Paz e defende ações estruturantes de Segurança Pública

0
588
Caminhada envolveu a comunidade em torno das pautas da segurança pública e da não violência

O deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), na manhã desta quarta-feira, 11, para destacar a sua participação na 3ª Caminhada Pela Paz do Bairro Inácio Barbosa, na noite de ontem (10), e que percorreu as ruas do Conjunto Jardim Esperança, envolvendo a comunidade local, lideranças do bairro e religiosas.

De acordo com Iran Barbosa, a terceira edição da Caminhada Pela Paz cumpriu o objetivo de dar voz àquela população quanto aos seus reclames, mas, sobretudo, para chamar a atenção das autoridades públicas e da imprensa para o fato de como a violência tem crescido naquele núcleo habitacional, onde, só nas últimas duas semanas, foram registrados dois homicídios.

“Fiz questão de participar da Caminhada para ouvir de perto quais são as perspectivas e as reivindicações daquela população. A pauta primeira da comunidade é a garantia de segurança no bairro, que haja mais policiamento, mais presença e ação da guarda municipal em relação ao patrimônio”, disse o parlamentar.

“Mas, a comunidade entende que não basta um maior efetivo policial e mais policiamento ostensivo para resolver o problema da violência. Eles reivindicam, também, ações mais efetivas e duradouras que promovam a cultura da paz no bairro”, explicou Iran Barbosa.

O psolista apontou, ainda, que pôde verificar, durante a caminhada, que os equipamentos públicos do conjunto, em sua maior parte, estão abandonados, sem funcionalidade ou com problemas que acabam por favorecer os atos de violência ali registrados.

“A violência é um fenômeno que envolve muitas questões, como a desagregação familiar, provocada pela crise econômica; a falta de acesso à educação, devido à precarização das nossas escolas; a falta de acesso à cultura, ao lazer, e a falta de políticas voltadas para a juventude. Tudo isso a comunidade apontou durante a caminhada, e reivindicou que os poderes públicos possam cumprir as suas obrigações e atender a essas reivindicações dos moradores”, destacou o parlamentar.

Iran aproveitou a oportunidade para externar sua solidariedade à população daquela comunidade pela realidade de violência em que vivem e parabenizar os organizadores da 3ª Caminhada Pela Paz do Bairro Inácio Barbosa por estarem provocando o poder público na busca de soluções para superar essa realidade.