Iran Barbosa participa de assembleia com rizicultores do Perímetro Irrigado Betume

0
753

Na manhã desta sexta-feira, 15, o deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, esteve em mais uma reunião com pequenos agricultores da região do Baixo São Francisco. Desta vez o parlamentar participou de uma assembleia dos rizicultores do Perímetro Irrigado Betume, em Ilha da Flores. Na ocasião, em função dos muitos problemas enfrentados pelos pequenos agricultores no Perímetro, discutiu-se a efetivação de uma Comissão Organizativa, formada por agricultores, associações e movimentos sociais, para reivindicar e cobrar dos órgãos competentes ações e respostas para a rizicultura daquele Perímetro Irrigado, que abrange Neópolis, Ilha das Flores e Pacatuba.

De acordo com levantamento já feito pela Comissão, desde o início do Projeto Betume, em 1978, até os dias atuais, o perímetro nunca passou por uma revitalização das suas estações de bombeamento, recebendo apenas consertos pontuais nas nove estações que fazem a drenagem e a irrigação nos pouco mais de 700 lotes, bem como nas estradas que dão acesso e possibilitam transitar por dentro do perímetro.

Além disso, aponta que as comportas na estação de bombeamento de Ilhas das Flores, que começou inicialmente com 48 bombas ativas no início do projeto, hoje, apenas 14 seguem em funcionamento.

“São demandas que a Comissão de Rizicultores do Perímetro Irrigado do Betume está apresentando em um documento e que necessitam de respostas urgentes por parte da Codevasf, que administra aquela área. Os pequenos agricultores querem soluções de curto, médio e longo prazos para o Perímetro; e, como já vínhamos fazendo, iremos buscar mais uma vez o diálogo com o superintendente regional e os técnicos da Codevasf para solicitar respostas para as demandas que os rizicultores estão apresentando”, pontuou.

Ainda de acordo o documento da Comissão, a pauta emergencial dos rizicultores aponta a necessidade de reestruturação e revitalização das estações de bombeamento; limpeza frequente dos canais; pavimentação das vias de acesso aos lotes; diminuição do valor das taxas de água; conserto das comportas na EB1; e participação dos agricultores nas decisões de investimentos via emendas parlamentares executadas pela Codevasf.

“Já levei grande parte dessas demandas para a Superintendência Regional da Codevasf, em uma reunião que tivemos, em junho deste ano, com técnicos do órgão; porém, pelo que se vê no documento apresentado, pouco ou quase nada foi feito. Sabemos, pelo que ouvimos dos técnicos naquela reunião, que a política do governo federal é de não priorizar a agricultura familiar e camponesa, e, por isso, tem feitos sucessivos cortes no orçamento da Codevasf, que vem dependendo de emendas parlamentares para tocar os seus trabalhos. Mas é preciso exercitar alternativas para solucionar os problemas dos perímetros irrigados, porque é deles que sai parte significativa dos alimentos que chegam na mesa dos sergipanos”, defendeu o parlamentar, que tem feito reuniões de trabalho em todo o perímetro com a participação de rizicultores,.