Alese aprova projeto que regulamenta registro de Bens Culturais

0
441
Igreja e Convento do Carmo em São Cristóvão/SE | Foto: Adilson Andrade

Neste 17 de agosto, data na qual se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou o Projeto de Lei Ordinária Nº 225/2022, de autoria do Poder Executivo, que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial, constituído pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de Sergipe e o Programa Estadual do Patrimônio Imaterial.

Para o deputado Iran Barbosa Iran Barbosa (Psol), que também é historiador, a aprovação aconteceu em uma data simbólica e é necessária para a proteção do patrimônio histórico.

De acordo com Iran, a proposta visa regulamentar todo o processo de valorização, resgate e decretação dos bens como patrimônio.

“É bastante simbólico que numa data comemorativa como a de hoje, que nos faz refletir sobre a importância de assegurar a preservação do patrimônio histórico e cultural, num processo de valorização de nossa memória e de nossa identidade, esta Casa aprove um projeto tão importante ”, entende.

“Com muita satisfação pude participar e votar favoravelmente a esse projeto. Portanto, a normatização dos instrumentos para o reconhecimento e a preservação do nosso patrimônio, ajudará na preservação da  nossa memória e da nossa cultura”, afirmou Iran Barbosa.