Deputado Iran Barbosa lamenta a morte do professor José Paulino

0
1011

O deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, lamentou, na manhã desta quinta-feira, 01, o falecimento do professor doutor José Paulino da Silva, aos 80 anos, na manhã de ontem (30). Da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), o parlamentar lembrou da trajetória de José Paulino como professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e, também, como pesquisador.

“Foi uma grande perda para a educação e para a cultura de Sergipe porque, embora Paulino fosse pernambucano, ele tinha a cidadania sergipana, que alcançou por méritos, em 1993; além de suas grandes contribuições para o cenário acadêmico aqui do nosso estado”, afirmou.

Iran, que também é formado em História pela UFS, destacou, ainda, que o professor Paulino era formado em Pedagogia e Filosofia, era Mestre em Educação e Doutor em Filosofia e História da Educação, tendo contribuído enormemente para a formação de inúmeros estudantes naquela universidade.

“Tive a honra de ter, na minha solenidade de formatura, do curso de História, a figura do professor Paulino apadrinhando a minha turma, e tenho isso guardado entre as minhas grandes lembranças. Ele também contribuiu muito nas pesquisas históricas do nosso estado, e lembro bem do projeto ‘Resgate da Memória Histórica: Canudos Ontem e Hoje’, que ele ajudou a construir e coordenou, projeto esse que influenciou muito os estudos e informações que tenho sobre a importância do Movimento de Canudos”, afirmou Iran.

Ainda em sua fala, o parlamentar lembrou que José Paulino exerceu atividades administrativas na UFS, tendo sido Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Pró-Reitor de Pesquisa e, também, Vice-Reitor.

“Quero aqui manifestar o meu pesar pessoal pela perda do professor Paulino, e a minha solidariedade a seus familiares, colegas da academia, seus ex-alunos e a todos que têm nele uma referência. A minha turma, formada em 1988, está de luto com certeza”, externou o deputado e professor.