Iran participa de reunião do Fórum Sergipano de Mudanças Climáticas e Justiça Social

0
604
Reunião tele presencial do Fórum Sergipano de Mudanças Climáticas e Justiça Social

O deputado estadual Iran Barbosa (PT) participou, na manhã desta quinta-feira, 8, da reunião tele presencial do Fórum Sergipano de Mudanças Climáticas e Justiça Social. A reunião teve um momento dedicado à análise sócio ambiental de Sergipe e um outro destinado à ouvida dos povos dos biomas sergipanos (Zona Costeira, Caatinga e Mata Atlântica); sendo, também, uma oportunidade de preparação para o Seminário Regional Nordeste sobre o tema.

O evento foi organizado pela Cáritas Sergipe e pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA-Sergipe) e contou com a participação de representantes de diversos órgãos, entidades e movimentos sociais.

O mandato do deputado Iran Barbosa, além da presença do parlamentar, contou com a participação dos assessores parlamentares Waldson Costa e Mauro Cibulski, que integram Núcleos de Trabalho, nos quais se organiza a estrutura de funcionamento do mandato, voltados para as questões referentes ao Campo, ao Meio Ambiente e às Cidades.

O parlamentar aproveitou a momento para parabenizar o Fórum pela realização do debate, reunindo aqueles que têm identidade com a luta ambiental, em defesa da vida e  do planeta. Iran também agradeceu a oportunidade de participar da reunião e reiterou o compromisso do mandato que representa com as pautas ambientais.

Durante a sua fala, o deputado fez um resgate da sua atuação, enquanto parlamentar e educador, lembrando que  na condição de deputado federal integrou a Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional e presidiu a Subcomissão Especial para Acompanhamento de Questões Relacionadas ao Rio São Francisco, na Câmara dos Deputados, além de outras ações.

“Foram momentos importantes e que trouxeram um alerta: o estado de Sergipe tem uma vulnerabilidade gigantesca no que diz respeito aos problemas oriundos do aquecimento global e das mudanças climáticas em andamento e, desde então, tenho procurado aprofundar o entendimento dessas questões e contribuir, seja como, cidadão, parlamentar ou educador, na mitigação e no enfrentamento dos efeitos dessa realidade”, disse.

Para Iran, que foi um dos analistas da conjuntura durante a reunião do Fórum, fazer uma “Análise Socioambiental de Sergipe”, tema proposto para o debate de Conjuntura, exige que seja feito um paralelo ao cenário nacional, pois as ações do governo federal, desde o golpe que afastou a presidenta Dilma Rousseff (PT), têm colocado em andamento um agressivo desmonte das conquistas sociais e da política ambiental, o que tem impactado negativamente nos avanços e nos marcos legais alcançados ao longo das últimas décadas.

“O cenário nacional fragiliza as condições sociais do nosso povo, impactando diretamente na vida dos brasileiros e sergipanos.  Trata-se de uma política ultraliberal, ultraconservadora e neofascista”, disse.

“Há um ataque profundo a toda a história de luta e de conquistas na área ambiental construída pelos brasileiros nas últimas décadas”, acrescentou.

Iran lamentou a constatação de que existe um alinhamento das políticas estaduais às agressivas políticas nacionais, quer seja do ponto de vista social, quer seja do ponto de vista ambiental.

“O Brasil e o nosso estado clamam por responsabilidade e seriedade no tratamento das questões ambientais, que é uma luta que se constitui numa questão de unidade humanitária, em defesa da sobrevivência da preservação do planeta para a atual geração e gerações futuras”, entende Iran Barbosa.

O assessor do mandato do deputado Iran Barbosa, Waldson Costa, destacou as ações que estão sendo executadas pelo mandato, bem como pontuou a importância de discutir a pauta.

“A pauta sobre mudanças climáticas e desafios socioambientais é necessária para que o Poder Legislativo estadual possa, através do seu papel, garantir a sustentabilidade socioambiental e uso equilibrado dos recursos naturais. A proposição de projetos de lei e emendas parlamentares sobre esse tema são decisivas para a correta execução das politicas de proteção à natureza. A participação dos movimentos sociais, grupos e representações políticas mostram o quanto esse tema é necessário para as atuais e futuras gerações”, afirmou.

“A reestruturação da Frente Parlamentar Ambientalista da Alese, presidida pelo deputado Estadual Iran Barbosa, é um instrumento importante de debate e participação da sociedade civil organizada e de proposição parlamentar. Atualmente, estamos reorganizando o funcionamento da Frente e em breve essa discussão será pautada com o apoio das organizações estaduais e das demais Frentes Parlamentares Estaduais do Brasil”, informou Waldson Costa.