Iran questiona Secretária de Saúde sobre retorno de aulas presenciais

0
521

A Secretária de Estado da Saúde – SES, Mércia Feitosa, foi ouvida pelos deputados, na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira, 21, sobre as ações da pasta e os dados referentes ao 1º quadrimestre deste ano.

O deputado estadual Iran Barbosa (PT), aproveitou a oportunidade para questionar a secretária sobre a posição da SES no tocante ao retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino. Para o parlamentar, é evidente que há problemas estruturais nas escolas e Sergipe está voltando a ter uma posição, dentro do Nordeste, que é preocupante em relação aos números da Covid-19, e, justamente neste momento, anuncia-se o retorno das atividades presenciais nas unidades de ensino.

Durante sua fala, o petista questionou a secretária de Estado da Saúde a respeito desse retorno das aulas presenciais, ainda que de forma gradativa, e a sua avaliação enquanto técnica da área. Para Iran, essa situação traz preocupações, pois há protocolos a serem observados e a realidade das escolas públicas é de espaços que não estão preparados para evitar a proliferação da pandemia.

“Na verdade, elas terminam sendo espaços estimuladores dessa proliferação. Especialmente neste momento em que estamos numa fase da pandemia que já não é de redução de casos, como vivemos em determinado momento, e isso nos preocupa. Porque pelo que vi dos dados que a senhora apresentou, nós voltamos aos patamares de ocupação dos leitos de UTIs superiores aos de maio deste ano. Isso é preocupante. Como é que a Secretaria de Saúde analisa isso e como ela contribuiu nessa decisão tomada pelo governo, de liberar esse retorno as aulas?”, questionou.

“É claro que o que está anunciado é uma retomada gradativa, mas eu quero lembrar que o serviço público de educação é o que aglomera mais pessoas de uma só vez, e isso ocorre também no setor privado”, afirmou Iran.

Resposta

A secretária de Saúde falou sobre o plano de retomada das atividades da educação. Segundo Mércia, o plano foi construído com diálogo e articulação com os envolvidos e que em nenhum momento foi decretada a reabertura sem que os riscos fossem avaliados.

“Nós fomos avançando com muita cautela e responsabilidade, de forma lenta, como foi a retomada das atividades econômicas. A educação foi além. Posso garantir que toda a retomada foi feita em diálogo conjunto. A Secretaria de Educação já vem se debruçando há muito tempo sobre isso e está elaborando um material que o senhor, como docente, vai ver que foi construído não só a duas mãos. É muito contextualizado. As categorias foram ouvidas, um comitê específico está debruçado para fornecer análises. Nós não decretaríamos essa reabertura se pudesse trazer riscos, até porque o monitoramento de casos é diário e nós participamos das discussões de todo o plano de retomada”, respondeu a secretária.