Iran participa da abertura do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe

0
445
Iran reforçou o seu apoio às assistentes sociais e às suas lutas

O deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, participou da abertura do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe, promovido pelo Conselho Regional de Serviço Social 18ª Região – CRESS Sergipe, na sexta-feira (13), que aconteceu no Auditório do Ministério Público Estadual.

Envolvendo profissionais de todo o estado, o encontro fez parte da programação em comemoração ao Dia da/do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio, e teve como tema central “Assistentes Sociais na luta por políticas públicas de qualidade e condições éticas e técnicas de trabalho”.

Na ocasião, o parlamentar parabenizou toda a categoria pelo importante papel que desempenha na execução das políticas de Assistência Social que atendem a população na ponta do sistema, especialmente a parcela mais carente, e destacou o quanto esses profissionais foram importantes durante a pandemia e são, agora, no pós-pandemia.

“Claro que nós reconhecemos o papel fundamental que os profissionais da Saúde tiveram durante a pandemia, mas também as assistentes sociais cumpriram um papel importante lá atrás e que continua importante agora, pelos desdobramentos e consequências desse período de pós-pandemia, ainda que a gente observe em muitos gestores uma tentativa de invisibilização do papel e da tarefa que cumprem e da essencialidade dos profissionais da Assistência Social”, apontou o psolista.

Encontro aconteceu no auditório do Ministério Público de Sergipe e reuniu assistentes sociais de todo o estado

Iran também destacou a capacidade de organização da categoria na luta pelos seus direitos e por respeito e dignidade à profissão.

“Vocês têm nos dado lições fantásticas de como, apesar de todas as tentativas de invisibilidade e de ataques aos seus direitos, persistem, insistem e se organizam nas entidades representativas da categoria para disputar e exigir respeito, dignidade e valorização profissional”, destacou.

O parlamentar defendeu mais reconhecimento por parte dos gestores públicos ao importante trabalho das e dos assistentes sociais com valorização real desses profissionais, que passe por incentivo à sua formação inicial e continuada, à organização de uma carreira atrativa, à garantia de condições éticas e técnicas de trabalho e à retribuição de um salário compatível com a importância e a complexidade do seu trabalho.

“Sem isso, não há como se falar em valorização profissional. Neste sentido, quero agradecer ao Movimento em Defesa do Piso Salarial do Assistente Social por ter me dado a honra de ser o parlamentar a apresentar o Projeto de Lei n°288/2021, que institui o piso salarial profissional da categoria no âmbito do estado de Sergipe, e esse piso salarial é necessário para garantir a referência mínima de salário pago à assistente social não só no Estado, mas nos municípios sergipanos. Estamos juntos com vocês nessa luta e pela inserção de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, como nas demais lutas travadas pela categoria”, reforçou Iran Barbosa.