Iran destaca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

0
149
Foto: Jadilson Simões/Alese

Este 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O deputado estadual Iran Barbosa (Psol) registrou a data, durante a sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, fazendo uma breve reflexão sobre a atual realidade de violência contra os idosos.

“Toda pessoa idosa tem direito a viver em paz e protegida de todo tipo de violência. Essa afirmação parece óbvia, mas está longe de representar a realidade enfrentada por milhões de idosas e idosos brasileiros. Por exemplo, em Aracaju, no ano passado, foram registrados 55 casos de violência contra pessoa idosa. Neste ano, estamos em junho, e já foram registrados 31 casos, que, em sua maioria, trata-se de negligência, abandono, violência física, psicológica, abuso financeiro e abuso econômico”, observou Iran.

“Este mês, conhecido como ‘Junho Violeta’, é dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa e, hoje, eu gostaria de reforçar a necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância de enfrentar, coibir e punir a violência contra a pessoa idosa”, falou.

Por fim, Iran afirmou que o mandato que representa está empenhado na luta por políticas públicas que estruturem uma rede de acolhimento e proteção e que respaldem a construção de uma cultura social de respeito integral à pessoa idosa.