Iran defende concursos para o Poder Legislativo e destaca Dia de Conscientização do Autismo

0
866
Parlamentar defendeu políticas públicas de apoio aos autistas e a suas famílias

O deputado estadual Iran Barbosa, do PT, destacou, nesta terça-feira (02), a posse dos primeiros concursados da Assembleia Legislativa (Alese), em solenidade realizada no auditório Francisco Passos, na Escola do Legislativo. O parlamentar enfatizou que o momento precisa se repetir na Casa, a fim de que se dê posse aos demais concursados e que novos concursos possam ser realizados. Dos 96 aprovados no concurso realizado no ano passado, 39 foram convocados.

Iran aproveitou para sugerir que a presidência da Câmara de Vereadores de Aracaju, da qual foi parlamentar por três mandatos, também encaminhe os procedimentos necessários para a realização de concurso público para o preenchimento de seus cargos.

“Eu estive naquela Casa até o final do ano passado e, antes de sair, já havia toda uma série de tratativas com a finalidade de ser fazer também concurso público para aquele espaço legislativo. Quero, daqui, fazer essa sugestão e estimular o presidente Josenito Vitalli para que dê sequência aos procedimentos que vinham sendo instalados para a realização do concurso, realize-o e emposse os concursados, a fim de garantir a qualidade do Poder Legislativo a partir de seleção criteriosa de seus funcionários, respeitando a Constituição de 1988, que estabeleceu o critério do concurso para ingresso na carreira pública”, externou o deputado petista.

Autismo

O parlamentar petista também destacou a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta terça-feira, 02. A data visa ajudar a conscientizar a população mundial sobre o transtorno do autismo, que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

“A Organização das Nações Unidas definiu o 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo pela necessidade de envolver não só as pessoas, sensibilizando-as sobre esse dia, mas especialmente os governos, que precisam estar muito mais envolvidos. A inclusão dos autistas tem a ver com a busca de informações, com os cuidados e o respeito necessário para com essas pessoas”, destacou o parlamentar.

Para Iran, os governos precisam estar envolvidos pela necessidade de ofertar políticas públicas de atenção e de cidadania aos autistas e às suas famílias.

“Tenho na família o filho de uma prima que tem autismo, e só quem convive com essa realidade sabe que se trata de um desafio muito grande ter que conviver com uma sociedade que não está preparada para identificar e respeitar o Autismo. O dia de hoje é muito importante para lembrar que esse transtorno afeta tanto a interação com as pessoas quanto a comunicação de quem tem o transtorno, de forma que precisamos preparar a sociedade e exigir do poder público políticas de apoio aos autistas e seus familiares”, defendeu o parlamentar.