Iran discute pautas dos deficientes visuais e das pessoas intersexos na Secretaria da Saúde

0
265
Reunião aconteceu na sede da Secretaria de Estado da Saúde

O deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, destacou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 6, a audiência que teve com a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, na manhã de ontem (5), na qual participaram representantes da Associação Sergipana de Deficientes Visuais (ASDV) e da Associação Brasileira Intersexos (Abrai). Na ocasião, foram discutidas demandas relacionadas aos dois segmentos sociais com vistas à garantia da plena cidadania.

Iran detalhou que, na discussão referente aos deficientes visuais, foram tratadas com a secretária questões relacionadas à visita de trabalho que realizou, em abril deste ano, ao Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), acompanhado de representantes da ASDV e usuários com deficiência visual, para verificar as qualidades do Centro e, também, os problemas ali existentes. Daquela visita foi construída uma pauta com nove pontos críticos, que foi apresentada à secretária, na reunião, pelo presidente da ASDV, Victor Almeida, que esteve acompanhado da professora e também dirigente da entidade, Nelma Evangelista da Mota.

“Tivemos novas tratativas referentes aos problemas detectados no CER IV, sobre os quais a secretária, que agradeceu pelo relatório apresentado pela ASDV, apontou que alguns já foram resolvidos; e quanto aos demais, ela afirmou que estará empenhada em buscar as soluções”, informou o parlamentar.

Pessoas Intersexos

Iran Barbosa destacou, ainda, as pautas levantadas pelas representantes da Abrai, relacionadas aos direitos das pessoas intersexos em Sergipe, especialmente à saúde. Participaram dessa discussão a advogada e professora Môni Porto; a assistente social e referência técnica LGBTQIAP+ da SEIAS, Adriana Lohanna dos Santos; e, por videoconferência, o assistente social Pam Herrera, da Abrai.

“Conseguimos discutir com a secretária os vários problemas sobre essa questão e tivemos a sinalização para que a Secretaria de Estado da Saúde inicie um fórum de discussão a fim de começar a dialogar, especialmente com os trabalhadores da área da saúde, sobre as questões relativas aos direitos das pessoas intersexos. Esse é um tema que espero que possamos aprofundar em todos os espaços”, disse.

“Quero agradecer a atenção da secretária Mércia Feitosa e a sensibilidade nos encaminhamentos que foram tomados relativos às duas reuniões. O nosso mandato continuará acompanhando os desdobramentos dessas reuniões”, relatou Iran Barbosa.